Primeira Fábrica de Ferro no Brasil

A primeira manufatura de ferro se instalou no Brasil após 1589 em Biraçoiaba (ou Araçoiaba), local próximo à atual cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.Apenas no início do século XIX as fábricas de ferro começaram a ganhar importância. Entre 1809 e 1814, o Intendente Câmara instalou a Real Fábrica de Ferro do Morro do Pilar, nas proximidades do Tejuco. A fábrica funcionou com dois pequenos fornos suecos e foi desativada em 1831.Em 1810, longe dali, no sítio paulista de Araçoiaba foi oficialmente criada a Fábrica Ipanema, da qual a Coroa participava. A administração era chefiada pelo alemão Frederico Luís Guilherme de Varnhagen. No dia 1º de novembro de 1818, dia de Todos os Santos, a primeira corrida de gusa em um alto-forno ocorreu em terras brasileiras. Do metal produzido naquele dia foram moldadas três grandes cruzes, sendo a maior delas fixada no morro vizinho à fábrica.

Em 1811, o engenheiro Eschwege implantou a usina Patriótica, em Congonhas do Campo (MG), em local bem próximo aos centros mineradores de ouro. Em 1812 saiu de lá a primeira partida de ferro de qualidade industrial no país. Em 1822, após a declaração da independência do Brasil, Eschwege voltou para a Europa junto com a família real. Aos poucos, a Patriótica foi se transformando apenas em ruínas, que até hoje estão em Congonhas do Campo.

                                 Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema

                        Ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema

 

                                            Ruínas da Fábrica de Ferro Patriótica

FONTE://www.cidadedeipero.com.br/ipanema.html
Category(s): Curiosidades, Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

 

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>